[imprimir]
[em construção]
[logo]

    Bioclimatologia animal on line

pesquisa e criação: Armando José Capeletto

 

Bovinos

Origem do gado doméstico

      O auroque (Bos primigenius) habitou a Eurásia há cerca de 10.000 anos e é considerado o ancestral do gado doméstico, tendo originado uma enorme quantidade de raças fornecedoras de carne, leite e derivados, couro, adubo e outros subprodutos.

      Segundo GRZIMEK (1975) há, na Europa, raças antigas de bovinos que, em certas características externas, assemelham-se ao auroque, do qual não restou um único animal (o último auroque conhecido morreu em um parque polonês, em 1627).

      O touro de luta espanhol, o boi da Córsega e o gado das terras altas escocesas são considerados bovinos semelhantes ao auroque. Esses animais foram usados em cruzamentos que visavam obter um touro com as características do auroque original, porém, os experimentos não tiveram êxito e foram abandonados.

      De todo modo, admite-se que o boi atual (Bos taurus) foi domesticado cerca de 8.000 anos a.C na Europa e levado a outras partes do Velho Mundo, inclusive à Índia, onde deu origem ao gado sagrado zebu (Bos indicus), com sua corcunda característica, orelhas caídas e uma grande resistência ao calor, a insetos e carrapatos.     


[voltar]
 

[ABERTURA] [ ANIMAIS DE BIOTÉRIO] [ANIMAIS SILVESTRES] [AVES] [BOVINOS] [BUBALINOS] [CAPRINOS] [COELHOS] [CHINCHILAS] [EQÜINOS] [OVINOS] [SUÍNOS] [BIBLIOGRAFIA] [CIÊNCIAS AMBIENTAIS] [IMPRIMIR] [MAPA DO SITE] [VOLTAR]

[enviar mensagem]

atualizado em: abril/2002

Copyright (c) 2001-2002 * Armando José Capeletto * Todos os direitos reservados