[imprimir]
[em construção]
[logo]

    Bioclimatologia animal on line

pesquisa e criação: Armando José Capeletto

 

Zebuínos

 

 

[touro nelore]

Nelore

      Originário do cruzamento espontâneo entre raças indianas e melhorado no Brasil, o nelore é um gado de coloração branca ou cinza-claro e chifres curtos, caracterizado pela alta fertilidade e boa rusticidade.

     Sua adaptação ao clima e às condições de criação no Brasil, além da extrema facilidade na reprodução, levaram a raça nelore à preferência entre os criadores de gado de corte.

      A importação de touros indianos, durante todo o século XX, levou à formação do rebanho nacional, estimado em mais de 90 milhões pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu). Esse número representa 80 % do rebanho zebuíno, que, por sua vez, significa 85 % do plantel bovino nacional.

[touro brahman]

 Brahman

      Desenvolvido nos EUA, no século passado, o brahman descende de animais das raças gir, guzerá, krisna-valle, nelore e indubrasil, com animais da Índia, Brasil e México.

            Adaptado ao clima quente dos estados americanos do Texas, Flórida e Luisiania, existem hoje cerca de 65 mil animais puros nos EUA. Fora dos Estados Unidos a raça está presente em 64 países, com os maiores rebanhos localizando-se no México, Colômbia, Africa do Sul e Austrália.

      No Brasil, a associação de criadores da raça foi criada em 1994, em Londrina, e existem vários projetos de produção em andamento.

 


 
[touro guzerá]

  Guzerá  

      Importante grupo zebuíno do Brasil, o guzerá corresponde á raça Kankrej, do sub-continente Indo-Paquistânico.

      Suas características marcantes são a rusticidade e a dupla aptidão. Segundo, FRANÇA (2000), "a imponência do guzerá impressiona, sendo considerada por muitos autores como a mais bela raça indiana".

      O guzerá dominou o panorama pecuário no Brasil, no início do século XX e contribuiu na formação da raça indubrasil, juntamente com o gado gir e a posterior introdução de touros nelore em vacas com predominância de sangue guzerá.

      Atualmente o interesse pela raça tem aumentado entre os pecuaristas, principalmente no Nordeste, onde mostra grande potencial, como produtor de carne e leite nas regiões semi-áridas.


[voltar]   

    [touro gir]

Gir

      Originado de seleção milenar na Índia, no Brasil o gado gir é selecionado para a produção leiteira, com registros de vacas produzindo acima de 25,0 kg/dia de leite e teores de gordura acima de 5%.

      Outras características relevantes da raça são a mansidão e a indiscutível habilidade materna.

      Entre os zebuínos, é a raça que melhor se presta para a formação de mestiços leiteiros, notadamente com a holandesa, onde contribui com rusticidade, fertilidade e completa adaptação aos trópicos (LEDIC, 2002).

 

 

 

 raças brasileiras  [avançar]

 

[ABERTURA] [ ANIMAIS DE BIOTÉRIO] [ANIMAIS SILVESTRES] [AVES] [BOVINOS] [BUBALINOS] [CAPRINOS] [COELHOS] [CHINCHILAS] [EQÜINOS] [OVINOS] [SUÍNOS] [BIBLIOGRAFIA] [CIÊNCIAS AMBIENTAIS] [IMPRIMIR] [MAPA DO SITE] [VOLTAR]

[enviar mensagem]

atualizado em: abril/2002

Copyright (c) 2001-2002 * Armando José Capeletto * Todos os direitos reservados