[imprimir]
[em construção]
[logo]

Bioclimatologia animal on line

pesquisa e criação: Armando José Capeletto

 

Raças brasileiras de bovinos

            Desde a introdução dos primeiros bovinos europeus pelos portugueses, no início da colonização, o ambiente tropical selecionou animais capazes de resistir ao calor com pouco estresse calórico.

            Partindo desses animais de pouca qualidade, quando comparados com as raças européias, criadores nacionais iniciaram um trabalho de seleção e obtiveram as primeiras raças brasileiras de bovinos. Dentre eles, os primeiros grupamentos a se definirem como raças foram o "gado mocho nacional" e o caracu (abaixo), no início do século XX.

            No decorrer desse século, objetivando desenvolver um gado adaptado às condições climáticas tropicais e, ao mesmo tempo, produtivo, os criadores brasileiros realizaram a mistura de taurinos e zebuínos e desenvolveram raças "sintéticas" (que resultam da união de duas ou mais raças já estabelecidas), muitas delas atingindo excelente nível e sendo adotadas por criadores de outros países. Seguem-se alguns exemplos:

 

Caracu (taurino puro)

 

[touro caracu]

      O caracu descende de gados ibéricos trazidos pelos portugueses e é reconhecido como raça desde o século XVIII. Possui uma grande variabilidade de tipos, como se nota nestes dois animais.

[touro caracu]

      Sua criação decaiu muito nos anos 60 e 70, porém está se recuperando, graças ao esforço de criadores, apreciadores da raça, preocupados em aumentar sua produtividade e delimitar um padrão mais homogêneo.

 

Indubrasil (zebuíno puro)

[gado indubrasil]

      Formado pelas raças gir x guzerá; aptidão: corte.

Canchim (sintético)

[touro canchim]

      Desenvolvido em Minas Gerais, o canchim é 5/8 charolês e 3/8 indubrasil; aptidão: corte.   
 

Girolando (sintético)

[vaca girolanda]

Gir x holandesa; aptidão: leite.

Simbrasil (sintético)

[gado simbrasil]

Simental x guzerá; aptidão: mista.

 

Santa Gertrudes, uma raça cosmopolita

 

 

[touro santa gertrudes]

      Originário dos Estados Unidos, a partir de cruzamentos entre vacas zebuínas com um único touro durhan (taurino), em 1918, o santa gertrudes é criado em mais de 54 países, reunindo a produtividade do gado europeu com a rusticidade e tolerância ao calor do zebu.

      Conforme o Anuário Brasileiro de Cruzamentos Tropicais (1991), estaria entre as três variedades de animais domésticos mais criadas em todo o mundo, juntamente com o gado holandês e o cavalo PSI, e "tem o potencial e oportunidade para desenvolver-se como uma raça de corte recordista mundial para as áreas tropicais e subtropicais.

   

 

 

   [voltar] zebuínos

  atributos  [avançar]

 

[ABERTURA] [ ANIMAIS DE BIOTÉRIO] [ANIMAIS SILVESTRES] [AVES] [BOVINOS] [BUBALINOS] [CAPRINOS] [COELHOS] [CHINCHILAS] [EQÜINOS] [OVINOS] [SUÍNOS] [BIBLIOGRAFIA] [CIÊNCIAS AMBIENTAIS] [IMPRIMIR] [MAPA DO SITE] [VOLTAR]

[enviar mensagem]

atualizado em: abril/2002

Copyright (c) 2001-2002 * Armando José Capeletto * Todos os direitos reservados