[imprimir]
[em construção]
[logo]

    Bioclimatologia animal on line

pesquisa e criação: Armando José Capeletto

 

Outros bovídeos

 

 

O buffalo que não é búfalo

 

[bisão americano]

Bisão americano (Bison bison)

      Originário das pradarias norte-americanas, o bisão americano freqüentemente é confundido com o búfalo, devido aos nomes em inglês desses dois animais (buffalo - bisão ou bisonte; e water buffalo - búfalo indiano).


 

    Estima-se que, no início do século XVI, a população de bisões americanos superava os 75 milhões de cabeças e constituía a principal fonte de proteína animal dos indígenas norte-americanos.

Os colonizadores europeus logo perceberam que, matando bisões, estariam matando indiretamente os índios que dependiam de sua carne e pele.

A caça ao bisão tornou-se, portanto, um instrumento de conquista. Centenas de grupos indígenas norte-americanos foram dizimados pela fome e pelo frio, depois que os bisões se tornaram escassos.

 

[índio caçando bisão]
 
[distribuição geográfica do bisão americano]

 

     A caça intensa quase levou à extinção da espécie, hoje restrita a alguns milhares de animais, em reservas especiais. O mapa ao lado mostra a distribuição atual do bisão americano (em verde).

 

    [bisões na neve]

     Os bisões são animais adaptados a climas frios, sobrevivendo bem à neve, durante os meses de inverno.

     Considerando essa rusticidade, têm havido algumas tentativas de criação visando à domesticação e ao aproveitamento zootécnico da espécie.

 

    O Bison bonasus é o equivalente europeu do bisão americano e maior mamífero terrestre natural do continente.

    Historicamente, o bisão europeu distribuía-se por uma vasta área, ocupando a maior parte da Europa, da Inglaterra à Rússia.

    A caça praticamente erradicou a espécie dos ambientes naturais e sua área de distribuiçào atual é muito restrita. Desde 1980, algumas dezenas de cabeças foram reintroduzidas na natureza.

  

[bisão europeu]

 

   [voltar]      [wisent, bisão europeu]   

     Cruzamentos entre B. bison e B. bonasus já foram relatados e produzem descendentes férteis, o que sugere que ambos sejam variedades de uma única espécie.

     Híbridos de bisões com bovinos domésticos também são possíveis e sua produção para obtenção de animais de corte vem sendo pesquisada nos EUA.

 

 

 búfalos verdadeiros  [avançar]

 

[ABERTURA] [ ANIMAIS DE BIOTÉRIO] [ANIMAIS SILVESTRES] [AVES] [BOVINOS] [BUBALINOS] [CAPRINOS] [COELHOS] [CHINCHILAS] [EQÜINOS] [OVINOS] [SUÍNOS] [BIBLIOGRAFIA] [CIÊNCIAS AMBIENTAIS] [IMPRIMIR] [MAPA DO SITE] [VOLTAR]

[enviar mensagem]

atualizado em: abril/2002

Copyright (c) 2001-2002 * Armando José Capeletto * Todos os direitos reservados