[imprimir]

logo universidade    Bioclimatologia animal on line
                                     pesquisa e criação: Armando José Capeletto

        Jacaré de papo-amarelo (Caiman latirostris)

[olho de jacaré]         Assim como os peixes, anfíbios e demais répteis, os jacarés são vertebrados ectotérmicos, ou seja, usam o calor do ambiente para regularem sua temperatura corporal, possuindo pouca ou nenhuma capacidade de gerá-lo endogenamente. Assim, seus mecanismos anatomofisiológicos de produção e dissipação de calor são muito particulares, e todos os conceitos clássicos da bioclimatologia, como a própria definição de zona de conforto térmico, devem ser revistos.[desova de jacaré]

        No caso do jacaré de papo-amarelo, o interesse em sua criação sistemática nasceu a partir da década de 1970, quando a espécie entrou em perigo de extinção devido à caça predatória e ao contrabando de couros. As primeiras pesquisas revelaram um animal com bom potencial zootécnico, em termos de couro e carne, e reprodutivo, desde que bem manejado, surgindo um número cada vez maior de criadores interessados.

 

        O maior centro brasileiro de pesquisas dedicado à espécie situa-se em Piracicaba-SP, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, pertencente à Universidade de São Paulo.
      Para os interessados em conhecer melhor os estudos ali desenvolvidos, sugere-se entrar em contato com o Prof. Dr. Luciano Martins Verdade, Coordenador do Laboratório de Ecologia Animal da ESALQ/USP, um dos grandes especialistas mundiais na criação e manejo do jacaré de papo-amarelo.     

        O site BDT Base de dados Tropical reúne diversos textos sobre o assunto, incluindo dados atualizados e informações resultantes do trabalho do Comitê do Studbook Regional do Jacaré de Papo Amarelo, Caiman latirostris, coordenado pelo Prof. Verdade e colocadas a disposição via Internet.

[cabeça de jacaré]


[voltar]  Ema

 Mocó  [avançar]

[ABERTURA] [ ANIMAIS DE BIOTÉRIO] [ANIMAIS SILVESTRES] [AVES] [BOVINOS] [BUBALINOS] [CAPRINOS] [COELHOS] [CHINCHILAS] [EQÜINOS] [OVINOS] [SUÍNOS] [BIBLIOGRAFIA] [CIÊNCIAS AMBIENTAIS] [IMPRIMIR] [MAPA DO SITE] [VOLTAR]

[Envia mensagem]

atualizado em: maio/2002

Copyright (c) 2001-2002 Armando José Capeletto Todos os direitos reservados