[imprimir]

logo universidade    Bioclimatologia animal on line
                                     pesquisa e criação: Armando José Capeletto

        Queixada (Tayassu pecari, T. albirostris)[queixada]

         Mamíferos da ordem dos artiodáctilos, pertencentes à mesma família dos catetos (Taiassuidae), os queixadas atingem um tamanho maior, alcançando 1,10m de comprimento e 55cm de altura.

        Distribuição geográfica ampla, da Venezuela ao Norte do Rio Grande do Sul.

        Com coloração negro-pardacenta e pelagem das costas muito longa, o queixada difere do cateto pelos lábios brancos. Sua pelagem tende mais para o escuro, com a típica mancha branca em cada lado das mandíbulas inferiores.

        Quando acuado, bate forte os queixos, produzindo um som característico, e é valentíssimo quando em grupo.

        Habitam desde as florestas da Amazônia até regiões litorâneas do sudeste do país. Vivem em bandos mais numerosos que os catetos, passando dos 100 animais. Queixadas e catetos, embora costumeiramente chamados de porcos do mato, diferem dos suínos verdadeiros por diversas particularidades anatomofisiológicas e genéticas.

        Tem havido um interesse cada vez maior na criação em grande escala desses animais, visando ao aproveitamento da carne. Contudo, sua biologia ainda é pouco conhecida, incluindo aspectos da reprodução, genética, patologia, necessidades nutricionais e bioclimatológicas.


[voltar]  Preá


[ABERTURA] [ ANIMAIS DE BIOTÉRIO] [ANIMAIS SILVESTRES] [AVES] [BOVINOS] [BUBALINOS] [CAPRINOS] [COELHOS] [CHINCHILAS] [EQÜINOS] [OVINOS] [SUÍNOS] [BIBLIOGRAFIA] [CIÊNCIAS AMBIENTAIS] [IMPRIMIR] [MAPA DO SITE] [VOLTAR]

[Envia mensagem]

atualizado em: maio/2002

Copyright (c) 2001-2002 Armando José Capeletto Todos os direitos reservados